5 Melhor cliente FTP gratuito para Mac em 2023

FTP

Um cliente FTP para Mac pode ser utilizado para aceder a um servidor de ficheiros e gerir ou transferir ficheiros. Esta funcionalidade é frequentemente encontrada em gestores de ficheiros e software de montagem de discos na nuvem para fins gerais. Infelizmente, não existem muitos clientes FTP gratuitos no macOS. Por vezes as soluções premium são melhores, por isso vamos listá-las também.

Os clientes FTP ainda são populares?

Com a disponibilização de opções mais fáceis de armazenamento de ficheiros, como o armazenamento em nuvem, a popularidade das aplicações FTP está a diminuir. Como pode ver no gráfico, o interesse de pesquisa por software FTP foi ligeiramente superior de 2018 a 2020 do que é hoje em dia. No entanto, o protocolo e os seus derivados continuam a ser amplamente utilizados para criar servidores de ficheiros pessoais e para outros fins.

Interest over time

Clientes FTP populares em 2023

Commander One

OCommander One é provavelmente o melhor cliente FTP gratuito que pode encontrar no Mac. É um gestor de ficheiros de painel duplo com uma vasta gama de funcionalidades para diferentes tarefas – ordenação de ficheiros, pesquisa, montagem de dispositivos, gestão de processos e muito mais. A funcionalidade FTP pode ser utilizada gratuitamente, mas muitas das características acima mencionadas fazem parte do Commander One PRO. Depois de se ligar a um servidor FTP, poderá ver, editar, remover e transferir ficheiros, tal como faz no seu disco rígido. Commander One pode, opcionalmente, encriptá-los para adicionar uma camada de segurança. Todos os aspectos deste gestor de ficheiros foram optimizados para uma gestão rápida e fácil dos ficheiros. Isto inclui teclas de atalho, separadores e uma fila de operações. Para além do FTP, os serviços de nuvem também podem ser ligados. Isto inclui Amazon S3, Dropbox e Google Drive. O Commander One combina todos os seus sistemas de ficheiros remotos numa única aplicação!

Commander One

Principais características

  1. Interface de painel duplo
  2. Visualizador de ficheiros incorporado
  3. Suporta vários serviços de nuvem
  4. Ferramentas de compressão e extração
  5. Aspeto personalizável
  6. Pesquisa avançada
  7. Mapeamento de teclas de atalho
  8. Terminal incorporado
  9. Edição de ficheiros no servidor
  10. Gestão de arquivos no servidor
Pros:
  • Interface conveniente de painel duplo
  • Numerosos protocolos suportados
  • Integração de armazenamento na nuvem
  • Acesso à raiz
  • Atualizado com frequência
Contras:
  • Versão gratuita limitada
  • A versão da Apple Store é restrita

Descarregar: Commander One

CloudMounter

O CloudMounter é uma aplicação de montagem de discos na nuvem. É compatível com muitos serviços populares, como o Google Drive, Amazon buckets, Dropbox, Mega e OneDrive. No entanto, não se limita aos serviços na nuvem e é também um dos melhores clientes FTP para Mac. Os protocolos SFTP e FTPS também são suportados. Quando monta um disco ou um servidor através do CloudMounter, este fica acessível através do Finder. Os ficheiros nele contidos podem ser trabalhados e geridos. O modo de montagem nativo está disponível. Se estiver ativado, permite-lhe trabalhar com ficheiros no servidor enquanto estiver desligado ou com problemas de ligação. Por outras palavras, pode evitar que perca trabalho. A interface da aplicação é agradável e fácil de utilizar. Também fornece encriptação de ficheiros com uma chave armazenada localmente.

CloudMounter

Principais características

  1. Montagem de armazenamento na nuvem
  2. Suporta vários serviços na nuvem
  3. Encriptação de dados
  4. Integração com o Finder
Pros:
  • Facilidade de acesso ao armazenamento na nuvem
  • Amplo suporte a serviços de nuvem
  • Actualizações regulares
Contras:
  • Versão gratuita limitada

Descarregar: CloudMounter

FileZilla

O FileZilla é um popular cliente FTP de código aberto para Mac, Windows e Linux. É totalmente gratuito e rico em recursos, mas a interface de usuário desordenada e pouco intuitiva pode ser um problema. Tudo o que diz respeito à sua ligação FTP pode ser personalizado, incluindo limites de velocidade de download e upload e um serviço keep-alive para evitar que a ligação caia. O gestor de ficheiros incorporado neste cliente FTP gratuito para Mac não é conveniente, mas o seu principal objetivo não é a utilização quotidiana – é a comparação de directórios. De facto, o FileZilla pode localizar diferenças em árvores de ficheiros e destacá-las, para facilitar as suas cópias de segurança e pesquisas. Pode definir várias condições diferentes para a pesquisa, tais como partes do nome do ficheiro ou outros metadados.

Filezilla

Principais características

  1. Suporta FTP, FTP sobre SSL/TLS (FTPS) e SFTP
  2. Plataforma cruzada
  3. Interface de utilizador com separadores
  4. Marcadores
  5. Limites de velocidade de transferência configuráveis
  6. Pesquisa remota de ficheiros
  7. Sincronização de ficheiros
Pros:
  • Suporte FTP/SFTP/FTPS
  • Disponível em vários idiomas
  • Suporte para arrastar e soltar
  • Edição remota de ficheiros
  • Navegação sincronizada de directórios
Contras:
  • Sem programador integrado
  • Não é uma interface estética

Descarregar: FileZilla

Cyberduck

O Cyberduck é um gestor de FTP gratuito para o macOS. Pode adicionar ligações à sua lista, após o que podem ser abertas na aplicação e os ficheiros podem ser transferidos de e para o servidor. Como grande desvantagem, os servidores e os discos não podem ser abertos no Finder ou no seu navegador de ficheiros preferido – tem de utilizar a interface na aplicação, a menos que os ficheiros já tenham sido transferidos para o seu sistema. Este cliente encaixa muitas funcionalidades numa interface de utilizador surpreendentemente compacta e simples. O Cyberduck oferece muitas opções sobre o que fazer com os seus ficheiros, incluindo sincronização e eliminação automática.

Cyberduck

Principais características

  1. Suporte a FTP/SFTP/FTPS/WebDAV
  2. Integração na nuvem
  3. Interface fácil de usar
  4. Suporta a funcionalidade de arrastar e largar
  5. Sincronização de pastas
Pros:
  • Suporta vários protocolos
  • Interface de fácil utilização
  • Sincronização de ficheiros
  • Utilização gratuita
Contras:
  • Forçado a utilizar o navegador de ficheiros na aplicação
  • Sem painel duplo
  • Sem agendamento de transferência de ficheiros

Descarregar: Cyberduck

Viper FTP

O Viper FTP é um cliente FTP comercial para Mac, que se assemelha mais a um navegador de ficheiros de painel duplo. Isto ajuda, uma vez que não é possível aceder aos ficheiros e pastas remotos diretamente a partir do Finder. É bastante adequado para fins de gestão de ficheiros remotos devido à sua pesquisa avançada, opção de comparação de ficheiros e uma funcionalidade única – “navegação sincronizada”. Quando estiver a comparar uma pasta local com uma remota, pode ser ativado para abrir sempre a pasta correspondente no outro painel enquanto navega. Existe uma funcionalidade de carregamento em lote para distribuir automaticamente um ficheiro ou uma pasta para vários discos ou servidores remotos. Por outro lado, não existe uma verdadeira opção de sincronização automática, para além da cópia das pastas por atacado.

Viper FTP

Principais características

  1. Gestão local de arquivos zip, tar, tgz, gz.
  2. Gestão de ficheiros local e remota.
  3. Comparação de pastas
  4. Uploads em lote
  5. Procura por servidores FTP em funcionamento na sua rede local com o Bonjour.
  6. Pré-visualização rápida de imagens, vídeo, áudio e documentos.
  7. Programação de operações de ficheiros
Pros:
  • Encriptação/desencriptação de ficheiros locais
  • Suporte Multi-Protocolo
  • Interface de fácil utilização
  • Transferências em lote
  • Marcação de favoritos
Contras:
  • Sem sincronização automática
  • Suporte limitado na nuvem

Descarregar: Viper FTP

Usos potenciais do FTP

O FTP (File Transfer Protocol) é utilizado para trocar ficheiros entre servidores e clientes. Assim que um servidor é estabelecido, o seu conteúdo pode ser navegado, interagido e copiado a partir de um computador cliente utilizando uma aplicação FTP. Devido à idade do protocolo, este é vulnerável, pelo que “FTP” se refere frequentemente às suas implementações seguras, como o SFTP.

Seguem-se algumas formas de utilização do FTP:

Armazenamento remoto de multimédia. A música, os filmes e outros suportes de dados podem ser armazenados num servidor separado do seu PC de secretária e podem ser acedidos a partir de outros dispositivos. Alguns leitores multimédia são capazes de abrir ficheiros diretamente através de FTP sem terem de os descarregar previamente.Acesso remoto aos ficheiros do seu sítio Web. Quer se trate de um erro do WordPress ou de um ataque de hackers, pode perder a capacidade de controlar o seu sítio Web através da sua suite Web. Ao ter acesso direto aos ficheiros do servidor, pode corrigir o erro, restaurar o sítio ou remover dados sensíveis.

PERGUNTAS FREQUENTES

Quando se trata de opções gratuitas, as populares são geralmente as que têm a interface mais simples, como o Cyberduck. Mas na realidade, você pode obter mais uso de um aplicativo avançado, como o FileZilla, apesar das desvantagens visuais e da curva de aprendizado. No que diz respeito aos clientes pagos, o Commander One é um líder inegável, e vale a pena o preço mesmo quando comparado com as melhores aplicações gratuitas. Este cliente FTP para Mac é versátil e polido.
A resposta depende muito das suas necessidades.

  • Se quiser navegar no servidor no Finder ou no seu gestor de ficheiros preferido, precisará de uma aplicação que possa montá-lo numa pasta, em vez de navegar apenas na própria aplicação.
  • Se efetuar muitas pequenas alterações ao conteúdo de uma pasta, mas necessitar sempre de ter uma cópia de segurança autêntica no servidor, necessita de um cliente com capacidade de sincronização.
  • Se trabalha com grandes quantidades de ficheiros e várias versões da mesma pasta, a comparação lado a lado é absolutamente vital. O mesmo se aplica à pesquisa avançada e baseada em condições.
  • Podem surgir necessidades adicionais, como a extração ou compressão de arquivos.
Sou um Autor Técnico Freelancer/Desenvolvedor de Sistemas Integrados certificado internacionalmente. Estudei brevemente ciências informáticas antes de iniciar uma carreira no desenvolvimento de software em regime freelance. A minha experiência estende-se ao desenvolvimento de aplicações para Mac e iOS. Tendo trabalhado… Biografia completa